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Os Estereótipos de Género na Escolha Vocacional

Os estereótipos de género podem influenciar a orientação vocacional de várias maneiras. Alguns estudos sugerem que os estereótipos de género podem afetar as decisões vocacionais dos alunos do 12.º ano. Por exemplo, os alunos podem ser influenciados por estereótipos culturais que associam certas profissões a um determinado género. Além disso, a participação em programas de orientação vocacional e a influência dos pais também podem ter um impacto nos estereótipos de género. Por exemplo, os pais podem, inadvertidamente, reforçar estereótipos de género através das suas próprias expectativas e comportamentos. Um estudo realizado no âmbito do Projeto Igual Pro — As Profissões não têm género, visa combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes. O estudo defende a formação para combater estereótipos de género nas escolhas profissionais.

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Habilidade vs Competência

Habilidade e competência são dois conceitos relacionados, mas que possuem significados diferentes. Habilidade se refere a uma capacidade específica que uma pessoa tem de realizar uma determinada tarefa. Ela pode ser adquirida por meio de treino, prática e experiência. Por exemplo, uma pessoa pode ter habilidade em tocar um instrumento musical, em cozinhar, em escrever ou em falar outro idioma. Já competência é uma combinação de habilidades, conhecimentos e atitudes que uma pessoa possui e que lhe permitem desempenhar uma determinada função ou atividade eficazmente. Ela envolve não apenas as habilidades técnicas necessárias para realizar uma tarefa, mas também as habilidades sociais, emocionais e cognitivas necessárias para lidar com as solicitações e desafios da função. Por exemplo, um profissional de   marketing   pode ter competência em analisar dados, em comunicar ideias de forma clara e persuasiva e em trabalhar bem em equipa. Resumindo, habilidade se refere a uma capacidade especí

Orientação Vocacional vs Orientação Profissional

A orientação vocacional e a orientação profissional são termos muitas vezes utilizados semelhantemente, mas existem algumas diferenças entre elas. A orientação vocacional está mais relacionada à descoberta das habilidades, interesses, valores e personalidade de um indivíduo, para que ele possa decidir informada sobre a escolha de uma carreira. Essa abordagem envolve o autoconhecimento e o processo de escolha de uma profissão alinhada às caraterísticas pessoais do indivíduo. A orientação vocacional pode incluir testes vocacionais, questionários e entrevistas para identificar as preferências pessoais e as aptidões do indivíduo. Já a orientação profissional está mais voltada para a preparação e desenvolvimento da carreira escolhida pelo indivíduo. Essa abordagem inclui orientação sobre o mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades profissionais, a preparação para entrevistas de emprego, a criação de um currículo e a identificação de oportunidades de emprego. A orientação profiss